PROJETO JANELA: ACROSS THE WINDOW


Projeto de pintura a ser realizado com os participantes do estúdio de pintura Apotheke em 2015

 

Sobre o projeto

 

Objetivos:

1 - oportunizar que cada participante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, desenvolva projeto plástico (individual).

2 - compreender por meio de um projeto de pintura, direcionamentos como: tema, forma, composição, estudo de cor.

3 - exercitar modos de ver e percepção e criar uma unidade plástica.

 

Referências (textos e artista):

http://www.marcogiannotti.com/textos/viniciusdefigueiredo.pdf
http://www.marcogiannotti.com/
http://grupocor.blogspot.com.br/2013/09/cor-e-olhar-marco-giannotti.html

 

Argumento

 

Janela como dispositivo do olhar. O olhar que cruza a janela, pode perceber paisagem, natureza morta, formantes abstratos, pinceladas com luz e sombra, como em uma aquarela. O que confere um projeto poético? A criação artística pode ser derivada de algo banal, aparentemente simplificado, no entanto, o artista instaura sua obra, um tempo/espaço que perpassa a representação, e alcança modos de apresentação dispares. O tempo contemporâneo requer mais do que a contemplação, exige questionamentos, inquietações e exercícios de produção. Quando a Janela está fechada e a luz exaurida, a escuridão e os tons frios ambientam a paisagem abstrata, em uma composição que é permeada pela sombra (que não é real) e sim, pautada na luz projetada no olho. Abrir ou fechar uma janela, seja qual for, é um exercício e um procedimento diário. A janela entre aberta, deixa margem para a fresta, friso, o meio, o outro lado, o que está fora e dentro ao mesmo tempo. Desta forma, proponho um projeto plástico aos participantes do Estúdio de Pintura Apotheke, o projeto: Across the window. Cruzar a janela, olhar o outro lado, entre abrir, fechar, são argumentos contemporâneos que abarcam esta proposição.

 

Metodologia

 

- Ler os textos e pesquisar artistas para referências.

- Escolher uma janela, ou conjunto de janelas e fotografar em diferentes horários, ou no mesmo horário (criar sistemáticas de trabalho). Vídeo e/ou fotografia=registro=estudo.

- Construir processo pictórico utilizando a janela como eixo, por meio de pintura, desenho ou monotipia. Pensar em série de trabalhos. Colagens, encáustica, monotipia, cianotipia, anthotype e/ou técnicas desenvolvidas no Apotheke.

- Construir projeto plástico utilizando o tema.

- Período: março até julho de 2015.

- Em julho, todos os participantes (que aceitarem a proposição) apresentarão em clínicas de obra seus projetos e orientações individuais e conversas poderão ser agendadas anteriormente.

- O processo de criação e procedimentos deverão ser compartilhados em página aberta do Estúdio de Pintura Apotheke ao longo do projeto.

 

Idealização: profa: Dra. Jociele Lampert

 

 

 

@ 2016 by Katia Speck|Estúdio de Pintura Apotheke