A Revista APOTHEKE (PPGAV/UDESC) A3 (Qualis-Capes), destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Arte Educação, resultantes de pesquisas e práticas artísticas e educativas refletidas teoricamente. Compreende-se por trabalhos os artigos, ensaios visuais e notas de experiência decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências estético-artísticas-pedagógicas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Inglês e Espanhol como idiomas secundários.
A Revista APOTHEKE (PPGAV/UDESC) tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores, artistas professores pesquisadores da área das Artes Visuais, além do público interessado na área em geral.
v. 10 n. 1 (2024):
Entre abordagens, métodos e metodologias
O Dossiê Temático "Entre abordagens, métodos e metodologias" representa uma iniciativa significativa no campo das Artes Visuais e da Arte/Educação, objetivando apresentar a diversidade de práticas, teorias e estratégias pedagógicas que caracterizam esta área multidisciplinar. Ao convocar uma ampla gama de contribuições de professores, artistas, pesquisadores e profissionais, o dossiê busca não apenas mapear o estado atual do conhecimento e da prática artística, mas também fomentar um diálogo profundo sobre como diferentes abordagens podem se complementar, desafiar e expandir os horizontes educacionais e criativos. Este esforço colaborativo é essencial para entender a complexidade e a dinâmica das Artes Visuais e da Arte/Educação, enfatizando a importância de uma constante reflexão sobre os métodos e metodologias desenvolvidos tanto na criação quanto no ensino da arte.
Além disso, o dossiê tem o potencial de servir como uma bússola para professores-artistas-pesquisadores , oferecendo perspectivas que podem nutrir a prática docente e artística ou a prática artística-docente. Ao destacar a intersecção entre teoria e prática, e entre diferentes modos de pensar e fazer arte, "Entre abordagens, métodos e metodologias" encoraja uma abordagem pedagógica que é ao mesmo tempo reflexiva e inventiva. A inclusão de uma variedade de vozes e experiências contribui para a construção de um campo mais inclusivo e diversificado, onde o ensino das Artes Visuais é visto como um processo dinâmico e adaptativo, capaz de responder às mudanças culturais, sociais e tecnológicas que influenciam tanto a educação quanto a prática artística contemporânea.
Assim, A Revista Apotheke, com seu chamado provocou professores/as, artistas, pesquisadores/as, acadêmicos/as e profissionais dedicados às artes visuais para se engajarem ativamente na elaboração do Dossiê, buscando dialogar sobre as múltiplas facetas que permeiam o vasto campo das Artes Visuais em articulação com a Arte/Educação.