A Revista APOTHEKE (PPGAV/UDESC) A3 (Qualis-Capes), destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Arte Educação, resultantes de pesquisas e práticas artísticas e educativas refletidas teoricamente. Compreende-se por trabalhos os artigos, ensaios visuais e notas de experiência decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências estético-artísticas-pedagógicas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Inglês e Espanhol como idiomas secundários.
A Revista APOTHEKE (PPGAV/UDESC) tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores, artistas professores pesquisadores da área das Artes Visuais, além do público interessado na área em geral.
Entre abordagens, métodos e metodologias na estética, teoria e filosofia das artes visuais
A Revista Apotheke recebeu artigos científicos inéditos sobre a temática “Entre abordagens, métodos e metodologias na estética, teoria e filosofia das artes visuais”. Este número foi dedicado a estudos e reflexões sobre a educação estética, seus métodos, metodologias e abordagens que circulam no espaço de criação entre arte e vida, no que confere a produção em artes visuais.
Refletir "entre" meios, modos, formas, ferramentas, conceitos, referências, epistemologias e práticas que norteiam o pensamento plástico (da concepção, à produção e recepção da obra), é também parte da formação de investigadores. Simultaneamente, o pensamento plástico permite um recorte alargado seja em termos da inserção histórica da obra de arte,e consequente apreensão da própria temporalidade do humano, como defende Heidegger, seja em termos do desenho da identidade individual e coletiva através da produção e da recepção dos objetos artísticos.
Por outro lado, a conexão entre objeto e discurso contribuirá para a ampliação da experiência estética, assumindo-se esta última como “matéria" da própria criação artística, como ficou demonstrado em várias das práticas experimentais da arte desenvolvidas a partir da década de 1950.
Nesse contexto, foram convidados artistas e pesquisadores em artes visuais a participar de uma chamada de artigos que objetivou aprofundar o nosso entendimento entre abordagens, métodos e metodologias na estética, teoria e filosofia das artes visuais. Procuramos contribuições que destacam a importância da partilha e desconstrução do processo criativo, promovendo uma troca valiosa de experiências e perspectivas no mundo da arte.