Estúdio de Pintura Apotheke

O Programa de extensão 'Estúdio de pintura Apotheke', coordenado pela Professora Dr.ª Jociele Lampert (jocielelampert.com.br), oferece oficinas, micro práticas, palestras, aulas abertas e residências artísticas, que envolvem a temática da pintura, para estudantes de Graduação, Pós-Graduação e comunidade acadêmica (e fora da UDESC), interessados na área de Artes Visuais, especificamente na linguagem pictórica. Desta forma, oportuniza um espaço para conhecimento e aprofundamento sobre determinadas técnicas e processo pictórico, bem como, conversas e trocas de saberes com artistas que tenham conhecimento e notoriedade no meio artístico.

 

A palavra APOTHEKE tem origem grega e designava armazéns do porto de Atenas na Grécia Clássica; Também de origem germânica, indica a origem da palavra botica, boticário ou farmácia. A escolha por esta nomenclatura decorre da percepção da botica como lugar de laboratório, de um labor experimental, o que se aproxima da proposta do grupo que traz em sua fundamentação teórica a referência de John Dewey. Neste sentido, aponta-se para Arte como Experiência, como eixo de interação entre prática e teoria, não fazendo distinção entre o saber artístico e um saber intelectual, considerando o espaço/tempo Universitário onde estamos inseridos.

Em decorrência da pandemia COVID-19 e atendendo a legislação que rege a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), as atividades do Estúdio de Pintura Apotheke estão ocorrendo de modo remoto. Desta forma, seguimos realizando encontros fechados para estudos teóricos e práticos, bem como aulas abertas utilizando a plataforma Zoom.us. Para acompanhar nossos trabalhos e pesquisa acesse o Instagram @revistaapotheke e nosso canal no YouTube “Estúdio de Pintura Apotheke”.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5
professora jociele.jpg

Eu sou Jociele Lampert, vivo e trabalho em Florianópolis - SC, Brasil. Como professora em universidade pública sempre me questionei sobre a função da Arte e da Educação. Criei o Estúdio de Pintura em 2014 após um ano como Visiting Scholar e Fulbright no Teachers College na Columbia University em New York. Eu tive a oportunidade de aprofundar os estudos sobre arte como experiência com base nos textos de John Dewey, bem como, desenvolvi projetos artísticos no Vermont Studio Center em uma residência de artistas, onde pintei e escrevi um diário de artista e professor, também estudei na Art Student League of New York e conhecei diferentes metodologias e formas de ensino e aprendizagem no ensino das artes visuais. O Estúdio de Pintura Apotheke, é fruto de meus estudos, entre ensino, pesquisa e extensão. Compreende o ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem, algo como uma aula ateliê, conceito que permeia a paisagem entre prática artística e prática pedagógica. Como professora oriento mestres e doutores em artes visuais, com investigações que adensam o meu campo de interesse entre pintura e arte educação.

CURRÍCULO

Desenvolveu pesquisa como professora visitante no Teachers College na Columbia University na cidade de New York como Bolsista Fulbright (2013), onde realizou estudo intitulado: ARTIST'S DIARY AND PROFESSOR'S DIARY: ROAMINGS ABOUT PAINTING EDUCATION. Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009); Mestre em Educação pela UFSM (2005). Possui Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Graduação em Desenho e Plástica Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi Coordenadora de Estágio CEART/UDESC (2006-2009); Foi Chefe de Departamento de Artes Visuais DAV/CEART/UDESC (2009-2011); Coordenadora do PIBID/CAPES/UDESC da área de Artes Visuais (2011-2016). Foi Coordenadora de Pós-Graduação em Artes Visuais Mestrado e Doutorado PPGAV/CEART/UDESC (2015) e Coordenadora de Pós-Graduação da UDESC (2016). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC, como orientadora na Linha de Pesquisa de Ensino de Arte e na Graduação em Artes Visuais DAV/UDESC. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura UFSM/CNPq. Membro/Líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC). É Editora Chefe do Periódico Revista Apotheke. Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, arte e educação, formação docente. É membro associado da ANPAP.

Site:  www.jocielelampert.com.br 

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/7149902931231225

Professora Dra.
Jociele Lampert

CEO - Chief Executive Officer

Participantes do grupo atualmente:

Caio Vila de Lima

Daniela Almeida Moreira

Danielle Garay

Dulce Holanda

Fabio Luis Savicki Henschel 

Fabio Wosniak

Flávia Duzzo

Gabriely Santos de Almeida

Gustavo Sawada

Hélida Costa Coelho

Isadora Nicoladeli

José Carlos da Rocha

Joviana Jensen

Luana Angioletti dos Santos

Luciana Finco Mendonça

Márcia Moreno

Marta Facco

Miguel Vassali

Pedro Henrique Cavallari

Renato Ostrowski

Raony Robson Ruiz

Rita Schipmann Eger    

Rosane Gonçalves

Sara do Vale Pereira Ramos

Silvia Carvalho

Tharciana Goulart da Silva

William da Silva

Bolsistas:

Iniciação Científica

Caio Vila de Lima

João Matheus da Silva

Lisy Li Pires Fuhrmann

Programa de extensão

Athenaís Simões Trindade

Ana Zanette Marcon

Henry Maatos Tavares

Luana Gonçalves Santana
 

Estudantes, pesquisadores e professores
participantes em outros anos:

Ailton Pereira

Adão Roberto Swatowiski

Adriane Kirst

Ana Camorlinga

Ana Carolina Martins Ferreira

Ana Carolina Nogueira

Anelise Zimerman

Andrey Parmigiani

Barbara Napolitano

Carolina Ramos Nunes

Daiane Barônio

Daniela Almeida Moreira

Denilson Cristiano Antonio

Fabiana Burnato do Amaral

Gabi Bresola

Janaina Schvambach

João Emmerich

Juliano Reis Siqueira

Katia Speck

Leandro Serpa

Manuela Siebert

Márcia Amaral Figueiredo

Marisete M. Colbeich

Osmar Yang

Paulo Burani

Talita Esquivel

Victor D. C. Sagica