OPEN STUDIO
STUDIO VISIT
O Open Studio tem como objetivo a abertura do ateliê de pintura da universidade, criando um espaço de confraternização e compartilhamento das produções e reflexões artísticas dos(as) estudantes. Sob a curadoria da Profa. Titular Dra. Jociele Lampert, a ação apresenta trabalhos das disciplinas do campo pictórico ministradas por ela no curso de Artes Visuais, DAV-UDESC. Neste contexto, o Open Studio transcende a ideia de uma exposição convencional, transformando o ateliê em um ambiente dinâmico de trocas e questionamentos voltados aos processos pictóricos, experimentações e resultados vivenciados durante um semestre de encontros semanais. O evento reúne trabalhos em diferentes estágios de desenvolvimento, finalizados ou em processos, experimentais ou em projetos em curso, permitindo que o público e a comunidade acadêmica participem diretamente do processo criativo, discursivo e de avaliação dos trabalhos.
&
Open Studio 2023.2
O Open Studio valoriza a processualidade e a experimentação. Por não ter um caráter de mostra fixa, possui duração de poucas horas, com uma montagem ativada especialmente para esse período. Funcionando como uma clínica aberta de registros, diários, cadernos, processos e trabalhos. Enquanto alguns trabalhos são discutidos coletivamente, outros seguem fluindo dentro do processo de curadoria apresentado, o que faz do ateliê um ambiente vivo e dialógico. A proposta concentra-se em expor não apenas os produtos finais, mas o próprio fazer artístico em suas várias fases e possibilidades.
Em contraponto, o Studio Visit é uma ação mais direcionada que foca em trabalhos mais avançados ou concluídos, prontos para serem analisados criticamente. Diferente do ambiente de experimentação do Open Studio, o Studio Visit apresenta uma curadoria mais direcionada dos trabalhos e constitui-se uma oportunidade para que os(as) participantes apresentem suas pesquisas em um estágio mais maturado, muitas vezes organizada um conjunto de trabalhos e registros que abrange produções de diferentes períodos e séries, evidenciando uma pesquisa mais consolidada dentro de uma técnica ou poética. No Studio Visit, os(as) participantes e organizadores(ras) convidam um/uma professor(a), crítico(a), curador(a) ou outro(a) profissional relevante da área para dialogar sobre os trabalhos, oferecendo uma leitura mais profunda e estratégica. O objetivo é avaliar a prontidão dessas obras para exposições em museus, galerias ou outros projetos curatoriais, além de auxiliar na organização de portfólios e desdobramentos de pesquisas e processos.
Studio Visit 2024.1
Apesar de ambas serem vinculadas a Aula Ateliê, as ações diferenciam-se em seus enfoques. Enquanto o Open Studio privilegia o processo e a experimentação, o Studio Visit oferece uma análise mais crítica e direcionada, focando na maturidade dos trabalhos apresentados e na sua inserção em outras esferas da comunidade e do meio artístico.. Ambos os eventos, no entanto, compartilham o mesmo espaço do ateliê e servem como momentos essenciais de diálogo, desenvolvimento e reflexão, ampliando as possibilidades de interação entre o artista e a comunidade, seja ela acadêmica ou profissional.