top of page
imagem_2023-02-22_130906678.png

ATOS DE QUARAR AS ANTENAS COM VERBOS DA TERRA

LIVE: LUCIMAR BELLO P. FRANGE

DANIELA ALMEIDA MOREIRA

Olá, se você é docente, chegou até esse material educativo em busca de formação, interessado em ampliar seu repertório propositivo para a sala de aula, esse material foi pensado para você. Esse material foi preparado com o objetivo de ampliar o referencial teórico filosófico e arejar as proposições educativas do professor para uso em sala de aula e espaços educativos envolvendo a Pesquisa e o Ensino das Artes Visuais.


Então se você se identificou com essa proposta, não deixe de apreciar esse material até o final. Venha somar esforços para o ensino de artes mais propositivo ao alcance de todas as nossas crianças, jovens e adultos estudantes em nossas escolas.

Referência: https://www.youtube.com/watch?v=l3p6mlrlFko

 

capa.PNG

NOTA EXPLICATIVA:

Este material foi retirado devido ao uso de imagens com direitos autorais.

QUAIS OS MATERIAIS PARA ARTE?

Ou existem materiais para arte?

LIVE: SUZANA RANGEL

RAONY ROBSON RUIZ

O intuito deste material é apresentar referênciais teóricos filosóficos e propostas educativas para desenvolvimento do trabalho docente. Para tanto partirmos de um projeto desenvolvido durante os anos de 2020 e 2021 quando o grupo de estudos realizou sequências de lives com artistas professores/as problematizando questões sobre o ensino das artes visuais. No diálogo que iremos desenvolver nas próximas páginas teremos como foco a autora Susana Rangel Vieira da Cunha e o encontro virtual intitulado “Quais os materiais para arte? Ou existem materiais para Arte?” . Neste vídeo, Cunha promove um debate com base no contraste existente entre arte contemporânea e o ensino das artes visuais na contemporaneidade. A autora parte de suas experiências pessoais e pesquisas realizadas sobre a temática para confrontar as produções discentes com as produções expostas em exibições artísticas, demostrando as amarras que ainda são presentes no ambiente escolar e que limitam o que os/as professores/as podem propor em sala de aula

 

Referência: https://www.youtube.com/watch?v=dV9scqO_5_8&list=PLMq5TYATs1hNGkLGOx3u8QJm--ytSTFpo9&index=13&t=1171s

 

bottom of page