Captura de tela 2021-07-19 135135.png

EXPERIÊNCIAS POÉTICAS EM ARTE EDUCAÇÃO COM ADOLESCENTES NO CENTRO DE INTERNAÇÃO FEMININA

José Carlos da Rocha

 

A Arte faz parte de toda dimensão da vida humana, mas nem sempre está presente em instituições socioeducativas. Como podemos contribuir como artista-pesquisador-professor para romper as barreiras do conhecimento e criar nesses espaços não formais novos caminhos para desenvolver dispositivos no Ensino das Artes Visuais? Nesse sentido, procuram-se conceitos nos estudos teóricos de Almeida (2009), Barbosa (1991, 2015), Foucault (2014), Eisner (2011), Benjamin (1995), Poel (1981), Freire (1996) e Dewey (2012), que abordam questões referentes à presente pesquisa. Com base nessas referências epistemológicas, buscam-se reflexões, observações e respostas dos questionamentos e investigações sobre o potencial do campo do Ensino das Artes Visuais nesses espaços não formais

 

UM ESTUDO SOBRE OS 
EXERCÍCIOS DE JOSEF ALBERS: 
SOBRE PINTURA E COR

JOCIELE LAMPERT e THARCIANA GOULART DA SILVA

 

 

CATÁLOGO DO GRUPO DE ESTUDOS ESTÚDIO DE PINTURA APOTHEKE.

O Estúdio de Pintura Apotheke idealizou, durante o ano de 2016, desenvolver estudos baseados nos exercícios de interação da cor do artista professor Josef Albers. Tal iniciativa deve-se ao fato de os exercícios constituírem um cerne de pesquisa em Arte baseada no contexto de ensino e aprendizagem. Também por se tratar de exercícios que tangenciam o Pensar Pintura e o adensamento do Processo Pictórico no âmbito criativo, ao mesmo tempo, sendo que a colagem torna-se eixo para a metodologia da pesquisa em Arte, como em procedimentos poéticos e conceituais, torna-se também a própria Linguagem Pictórica.

Palavras-chave: 1. Pintura. 2. Cor na Arte. 3. Josef Albers. 

Sobre ser Artista Professor

 

 

E-book organizado pela Profª Drª Jociele Lampert e publicado pela EDUNI/UDESC. A publicação nasceu da Disciplina “Sobre Ser ArtistaProfessor”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC/ Florianópolis, onde os alunos (mestrandos e doutorandos), criaram individualmente revistas que versam de forma poética sobre o espaço do tema (e cada um com sua pesquisa). Neste primeiro volume, para a primeira publicação ligada à disciplina, apresentamos seis seleções diferenciadas, que configuram uma seleção sobre a temática e apropriação sobre o contexto do situar-se como artista professor no espaço/tempo agora.

 

Palavras-chave: 1. Artes plásticas - Estudo e Ensino. 2. Artistas. 3. Professores - Formação. 4. Educação.

LIVROCONVERSASr.JPG

CONVERSAS PICTÓRICAS

Org.: Jociele Lampert, Flávia Duzzo e Grupo
de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke

 

Pensar a produção teórica e artística no campo das artes visuais, hoje, constitui um desafio que exige ampliar a reflexão na perspectiva de expressões contemporâneas e suas implicações conceituais, formais e contextuais. A interlocução parece ser um meio profícuo para que possamos avançar nesta tarefa. Conversas Pictóricas, registra o conjunto de atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, no evento de mesmo nome realizado no Museu de Arte de Santa Catarina - MASC, no ano de 2016, paralelo à exposição Deambulações sobre a pintura, da Prof.ª Drª. Jociele Lampert, coordenadora do projeto. As atividades deste Encontro trouxeram relatos, apresentaram reflexões, que propiciaram questionamentos importantes para a pesquisa no campo das artes. Na ocasião, contamos com artistas, pesquisadores e professores: Prof. Dr. Milton Machado, Prof.ª Drª. Rita Bredariolli, Prof.ª Drª. Marta Cabral, Prof. Dr. Paulo Pasta, Prof. Dr. Marco Giannotti e o pesquisador e artista visual José Maria Dias da Cruz. 
O material documentado foi transcrito e digitalizado obedecendo três eixos: Entrevistas concedidas aos participantes do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, Conversa com artista e Textos produzidos pelos convidados.

Palavras-chave: 1. Pintura. 2. Arte Educação. 3. Interlocuções.