OUTRAS PAISAGENS
Org.: Jociele Lampert, Tharciana Goulart da Silva e Miguel Vassali.
O livro Outras Paisagens nos permite muito mais do que unicamente lançar um olhar para a paisagem da docência, da arte e seu ensino; permite-nos uma ampla e profunda reflexão, junto aos textos e suas autoria, tão cuidadosos e criteriosamente selecionados para inventar essa outra paisagem. Trata-se do adensamento sobre ser artista professor, seus processos de criação e invenção, em meio a metodologias e experencias que permeiam os dias entre a arte e a vida. Como criamos uma aula? Por que escolhemos olhar para uma paisagem e não outra? Onde perdemos nossa curiosidade? Tais questionamentos são instigados o longo dos artigos presentes neste livro, que é uma bússola para nossas escolha se quanto criaturas vivas, enquanto professores, enquanto deambulamos pelo caminho que escolhemos: a arte.
ALÉM-MAR: QUANDO A LINHA DO HORIZONTE NÃO BASTA
Org.: Daniela Remião, Jociele Lampert e Pedro Henrique Cavallari
Este livro foi publicado por ocasião da exposição Além-mar: quando a linha do horizonte não basta, realizada na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, de 18 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024.
A exposição está inserida nos projetos de cooperação internacional A convergência de práticas artísticas: Estudo entre Portugal e Brasil (2024-2025) do CIEBA/FBAUL e O estúdio de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em artes visuais (2023-2025) do PPGAV/UDESC, com financiamentos da FCT e CNPq, respectivamente.
Palavras-chave: 1. Cultura e atividades culturais. 2. Arte contemporânea. 3. Pintura contemporânea.
CONVERSAS PICTÓRICAS
Org.: Jociele Lampert, Flávia Duzzo e Grupo
de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke
Pensar a produção teórica e artística no campo das artes visuais, hoje, constitui um desafio que exige ampliar a reflexão na perspectiva de expressões contemporâneas e suas implicações conceituais, formais e contextuais. A interlocução parece ser um meio profícuo para que possamos avançar nesta tarefa. Conversas Pictóricas, registra o conjunto de atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, no evento de mesmo nome realizado no Museu de Arte de Santa Catarina - MASC, no ano de 2016, paralelo à exposição Deambulações sobre a pintura, da Prof.ª Drª. Jociele Lampert, coordenadora do projeto. As atividades deste Encontro trouxeram relatos, apresentaram reflexões, que propiciaram questionamentos importantes para a pesquisa no campo das artes. Na ocasião, contamos com artistas, pesquisadores e professores: Prof. Dr. Milton Machado, Prof.ª Drª. Rita Bredariolli, Prof.ª Drª. Marta Cabral, Prof. Dr. Paulo Pasta, Prof. Dr. Marco Giannotti e o pesquisador e artista visual José Maria Dias da Cruz.
O material documentado foi transcrito e digitalizado obedecendo três eixos: Entrevistas concedidas aos participantes do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, Conversa com artista e Textos produzidos pelos convidados.
Palavras-chave: 1. Pintura. 2. Arte Educação. 3. Interlocuções.
UM ESTUDO SOBRE OS
EXERCÍCIOS DE JOSEF ALBERS: SOBRE PINTURA E COR
JOCIELE LAMPERT e THARCIANA GOULART DA SILVA
CATÁLOGO DO GRUPO DE ESTUDOS ESTÚDIO DE PINTURA APOTHEKE.
O Estúdio de Pintura Apotheke idealizou, durante o ano de 2016, desenvolver estudos baseados nos exercícios de interação da cor do artista professor Josef Albers. Tal iniciativa deve-se ao fato de os exercícios constituírem um cerne de pesquisa em Arte baseada no contexto de ensino e aprendizagem. Também por se tratar de exercícios que tangenciam o Pensar Pintura e o adensamento do Processo Pictórico no âmbito criativo, ao mesmo tempo, sendo que a colagem torna-se eixo para a metodologia da pesquisa em Arte, como em procedimentos poéticos e conceituais, torna-se também a própria Linguagem Pictórica.
Palavras-chave: 1. Pintura. 2. Cor na Arte. 3. Josef Albers.
Sobre ser Artista Professor
E-book organizado pela Profª Drª Jociele Lampert e publicado pela EDUNI/UDESC. A publicação nasceu da Disciplina “Sobre Ser ArtistaProfessor”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC/ Florianópolis, onde os alunos (mestrandos e doutorandos), criaram individualmente revistas que versam de forma poética sobre o espaço do tema (e cada um com sua pesquisa). Neste primeiro volume, para a primeira publicação ligada à disciplina, apresentamos seis seleções diferenciadas, que configuram uma seleção sobre a temática e apropriação sobre o contexto do situar-se como artista professor no espaço/tempo agora.
Palavras-chave: 1. Artes plásticas - Estudo e Ensino. 2. Artistas. 3. Professores - Formação. 4. Educação.
EXPERIÊNCIAS POÉTICAS EM ARTE EDUCAÇÃO COM ADOLESCENTES NO CENTRO DE INTERNAÇÃO FEMININA
José Carlos da Rocha
A Arte faz parte de toda dimensão da vida humana, mas nem sempre está presente em instituições socioeducativas. Como podemos contribuir como artista-pesquisador-professor para romper as barreiras do conhecimento e criar nesses espaços não formais novos caminhos para desenvolver dispositivos no Ensino das Artes Visuais? Nesse sentido, procuram-se conceitos nos estudos teóricos de Almeida (2009), Barbosa (1991, 2015), Foucault (2014), Eisner (2011), Benjamin (1995), Poel (1981), Freire (1996) e Dewey (2012), que abordam questões referentes à presente pesquisa. Com base nessas referências epistemológicas, buscam-se reflexões, observações e respostas dos questionamentos e investigações sobre o potencial do campo do Ensino das Artes Visuais nesses espaços não formais