Encontros de Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke 2020

    Em decorrência da pandemia do COVID-19 e atendendo a legislação que rege a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atividades de pesquisa e extensão ocorreram através do uso de plataformas digitais. Desta forma, o Estúdio de Pintura Apotheke seguiu realizando suas atividades de estudos, teóricas e práticas, em salas do Zoom.us. Os encontros acontecem de forma fechada e com convite, para os participantes que tiveram projetos selecionados no ano de 2019.

 

    No âmbito da pesquisa, estudamos o texto “Arte e objetidade de Michael Fried”. Texto seminal para a compreensão do conceito de arte contemporânea, incluso da discussão sobre o conceito de pintura. No âmbito prático a produção adensou proposições de caráter que inclui a paisagem, o cotidiano e a retórica sobre a imagem que construiu o processo pictórico. 

No âmbito da crítica avançamos em nossa clínica de obra, agregando  ao processo de avaliação a condição reflexiva sobre o problema da pintura. Como produzimos pintura? Como pensar pintura em meio a uma pandemia? Como olhar o cotidiano e verificar possibilidades poéticas?

Desta forma, um dos eixos de tema proposto como problemática foi o estúdio como tempo e lugar de produção. Onde constitui meu estúdio? Como organizo meus documentos de trabalho? Como acesso a geração de ideias que circulam no estúdio?

2020.1

Encontro 1 • 01/06/20

Teremos quatro encontros online em junho, vocês está sendo desafiado para criar estudos em colagem, estudar os exercício que Albers desenvolveu, e PINTAR, quatro pinturas (uma por semana), que é a tarefa de cada encontro.

Encontro 3 • 15/06/20

Encontro 2 • 08/06/20

Teremos quatro encontros online em ju- nho, vocês está sendo desafiado para criar estudos em cola- gem, estudar os exercício que Albers desenvolveu, e PINTAR, quatro pinturas (uma por semana), que é a tarefa de cada encontro. Recapitulando: escolher um dos exercícios propos- tos por Albers em seu livro “a interação da cor”, e desen- volver uma pintura (óleo, acrílica, aquarela, tempera sobre tela/ou outro suporte em tamanho A5, A4, A3, A2 ou maior/ até 1.10m), adotando o  princípio do  exercício

Encontro 4 • 22/06/20

Referência:

ALBERS,  Josef.  A  interação  da  cor.  SP:  Martins  Fontes,

2009. Acesse: http://www.albersfoundation.org

2020.2