ENCONTRO 11

21 de Maio de 2015

 

LOCAL: estúdio de pintura da UDESC, 

Horário 09:00 as 12:00hs.

Conteúdo: apresentação da pesquisa com a monotipia no procedimento de imersão liquida (solução) com diferentes materiais; ecoline, guache, pigmento e emulsão, chá de eucalipto e chá de pó de serragem fervido. Demonstração da Monotipia sobre chapa gravada em ponta seca e água-forte e xilogravura no linóleo. Ação poética com a Monotipia em meio liquido. 

 

Lista de materiais: Tintas: pigmento com emulsão acrílica, chá de eucalipto e chá de pó de serragem, (tenho material suficiente), tinta aquarela, guache, ecoline e nanquim, (para esses materiais seria importante a colaboração dos apothekes), bacias, (tenho 3, será importante termos 10 bacias a disposição)

papeis de diversas gramaturas e tamanho, preferencialmente A3 e A4 e gramatura 200 ou superior, em virtude do tamanho das bacias e da possibilidade de marcação, água destilada, papelão para suporte de gravação, (pode ser de caixas de produtos desmontadas), kit de limpeza.

 

*A intenção é apresentar o procedimento e sua particularidade com o uso de materiais de diversa composição e realizar os testes de cor e marca.

* Na Demonstração pretendo apresentar o procedimento de Monotipia sobre matriz de metal e de xilogravura com tinta offset e verniz para água-forte com solvente. Nesse caso não haverá o exercício poético dos apothekes.

 

Artista referência: Carlos Vergara e Daniel Senise.

*sites:

http://www.cvergara.com.br/pt/

http://www.danielsenise.com/daniel-senise/home/

TCC, Leandro Serpa. http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000012/0000126F.%2026-07-11.pdf

@ 2016 by Katia Speck|Estúdio de Pintura Apotheke