ESTÚDIO DE PINTURA APOTHEKE

 

Professora: Dra. Jociele Lampert (UDESC)

 

ENCONTRO 4

 

14 de Março de 2016.

LOCAL: estúdio de pintura da UDESC, 

Horário 09:00 as 12:00hs.

Conteúdo: Estudo de cores: Intensidade + Luminosidade

PROJETO ALBERS 

Referência para estudos de cor:

ALBERS, Josef. A interação da cor. SP: Martins Fontes, 2009.

Acesse: http://www.albersfoundation.org

 

Proposta de trabalho:

O projeto Albers é de cunho obrigatório aos ApothekeS, sendo condicionado a permanência em um grupo de estudos, ou seja, não trata-se de um convite e sim de um chamado para um estudo. Durante os próximos dois meses trabalharemos com tarefas específicas que permeiam o conteúdo do livro de J. Albers em encontros semanais, sendo que cada participante desenvolverá projeto final com estudos a serem realizados fora de nosso encontro semana. Estimulamos que cada participante venha a usar o ateliê do DAV nas segundas de tarde, bem como, a casa ateliê na Lagoa. Estudaremos a sequência dos conteúdos conforme apontado em cronograma: valores, intensidade e luminosidade, gradação, fundos invertidos, transparência, adição e subtração, eixos que partem do livro de J. Albers. Compreendendo também, as técnica que viemos desenvolvendo até então como colagem e monotipia.

 

Sobre os temas do projeto: cada participante é convidado a realizar e pensar a cor no seu processo criativo, sendo possível adentrar da introdução ao processo pictórico. No entanto, o projeto deverá ter um início, meio e fim. Os trabalhos deverão ser condicionados a uma sequência que abarcará a elaboração final de um trabalho pictórico (independente da linguagem). Para estimular o início do processo criativo, cada participante receberá um kit com 25 peças de madeira em formato quadrado. Sendo que o uso do kit poderá ser adequado para o  projeto final ou para estudos na sequência. Cada participante deverá partir de seu próprio processo criativo e instaurar sua poética por meio dos estudos de cor. Estimula-se  apropriar-se de linguagem (monotipia, colagem, encáustica, cianotipia, anthotype, suminagashi, dentre outras).

 

 

Segundo exercício: intensidade + luminosidade (escolha um ou realize ambos)

 

A - Teste: observe a pós imagem. Tom B sobre tom A, o encontro é C. Após fixar o olhar, retirar o tom B. Percebe-se que a área C antes encoberta se mostra mais clara por alguns instantes. Está confirmado que A é mais claro que B, e vice versa. Faça seus testes e anotações.

 

Exercício: utilizando papel cartão e tinta, trabalhe com a dobra, recorte ou quebra para construir estudo de intensidade de luz, claridade.

 

******

 

B - Clareando ou escurecendo uma cor: quanto mais escuro o fundo sobre o qual observamos determinada cor, mas clara parecerá. Ou o contrário. Teste em monotipia, usando três cores.

 

*impressão poderá ser feita com barem, colher de pau e prensa.

Lista de materiais para monotipia: tinta óleo (preferencialmente nas cores vermelho, amarelo, azul, branco e preto), terebintina ou outro solvente, óleo de linhaça, pincéis diversos para tinta óleo, placa de acrílico ou placa de vidro (tamanho A5 ou A4 no máximo); barem ou rolo de gravura ou colher de pau; papel de gramatura diversas (japonês é o mais indicado ou preferencialmente mais finos, os de maior gramatura são aconselhados para impressão em prensa),

@ 2016 by Katia Speck|Estúdio de Pintura Apotheke