74340392_431202217451924_101407670096468

Participação dos integrantes do Estúdio de Pintura Apotheke

no FIK 2020

De 8 a 12 de fevereiro de 2020 o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove, em Florianópolis, o Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2020, valorizando a produção cultural e a formação de redes artísticas

Retrato e Autorretrato:
micro-práticas e processos pictóricos em monotipia

Sinopse: A presente proposta de oficina (micro-prática) tem como objetivo desenvolver investigações prático-teóricas acerca do tema retrato e autorretrato através da linguagem pictórica. A partir da técnica de monotipia serão desenvolvidos exercícios de dimensões estéticas e conceituais sobre o tema, tendo como foco a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem em pintura.

 

Ministrante(s): William da Silva e Miguel Vassali.

Objeto Epistêmico: uma proposta de criação a partir de objetos cotidianos

Sinopse: Esta micro prática contempla a vivência do processo criativo com objetos cotidianos e a construção de um pensar crítico e reflexivo que se relaciona diretamente com um ser/estar/sentir do indivíduo no mundo onde habita. A proposição será voltada às construções tridimensionais de objetos, compreendendo a linguagem do objeto arte, utilizando diversos materiais. O encontro proporcionará, em um primeiro momento, a apresentação da proposta com exemplos de artistas que trabalham com temas de mobiliários em uma linguagem poética; e no segundo momento a proposição da construção tridimensional de um objeto mobiliário da casa, em pequenas proporções.

 

Ministrante(s): Marta Lucia Cargnin Facco.

Antotipia: entre imagens transitórias

 

 

Sinopse: Estudo teórico e prático sobre Antotipia. Tal técnica é um processo fotográfico histórico alternativo em que se utiliza de sucos extraídos de plantas (flores, frutos, raízes e folhas) como elemento fotossensível para a construção de imagens.

 

 

 

Ministrante(s): Tharciana Goulart.

 

Introdução ao Triângulo de Goethe: entre colagens e arte educação

Sinopse: Estudo teórico-prático do Triangulo de Goethe como teoria sobre cores através de análise de composição e decomposição de estrutura piramidal montada a partir de recortes de papel colorido. Será proposto agrupamento que convidam a um estudo das relações no interior de grupos e também entre eles e comparações entre si.

 

Ministrante(s): José Carlos da Rocha e Pedro Henrique Cavallari.

 

O desenho lavado de Rodrigo Linhares: pensar e fazer arte

Sinopse: A oficina visa apresentar o trabalho plástico do artista Rodrigo Linhares, bem como proporcionar uma experimentação da técnica utilizada pelo artista em desenho/pintura, o chamado desenho lavado, buscando conhecer outros modos de desenhar e ampliar o repertório artístico dos/as participantes.

 

Ministrante(s): Luciana Finco Mendonça.

Montagens: possibilidades de reflexão sobre a imagem na Arte e Cultura Visual

Sinopse: A oficina tem como objetivo principal explorar os recursos da montagem de imagens, em um âmbito teórico-prático, com o intuito de criar-se diálogos a cerca da produção, uso e consumo de imagens na contemporaneidade. A linguagem pictórica será apresentada como possibilidade de materialização das montagens realizadas, com o propósito de desenvolver-se reflexões estéticas e conceituais sobre processo criativo e cultura visual.

 

Ministrante(s): Miguel Vassali e William da Silva.

 

@ 2016 by Katia Speck|Estúdio de Pintura Apotheke