Apresentações Projeto Albers

Entre os dia 19 e 26 de setembro e 03 e 10 de outubro os participantes do Estúdio de Pintura Apotheke,

O Projeto Albers é de cunho obrigatório aos participantes do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke. Durante os meses de Março a Junho de 2016 trabalhamos com tarefas específicas que permearam o conteúdo do livro do artista professor J. Albers (A interação da cor, 2010). Em encontros semanais realizamos alguns exercícios, além disso, cada participante desenvolveu um projeto final baseado em tais estudos, este último objetivou um desdobramento nas pesquisas plásticas pessoais de cada integrante.

O Grupo estudou a sequência dos conteúdos: valores, intensidade e luminosidade, gradação, fundos invertidos, transparência, adição e subtração, eixos os quais partem do livro de J. Albers.

 

Sobre os temas do projeto: cada participante foi convidado a pensar e praticar os estudos da cor no seu processo criativo. Os trabalhos foram condicionados a uma sequência que abarcou a elaboração final de um trabalho pictórico (independente da linguagem – pensando a pintura em campo expandido). Para estimular o início do processo criativo, realizamos saídas para coletas de materiais e vestígios plásticos sobre a paisagem da região, a exemplo do que o artista professor J. Albers propunha como metodologia de trabalho, sobre o aprender a ver, relacionando a percepção do olhar ao fazer artístico.

 

Estudos do Estúdio de Pintura Apotheke realizados a partir do livro 'A interação da cor':


Estudos do Estúdio de Pintura Apotheke realizados a partir do livro 'A interação da cor':


Apresentação do Livro "A interação da Cor"
Estudo de valores
Estudo de cores: Intensidade + Luminosidade
Pigmento: Transparência, rompimento de tons e valores
Pensar a pintura a partir de Albers
Fundos Invertidos
Mistura de cores
Subtração e adição de cores
Transparência e ilusão do espaço - limites da cor e ação plástica
Clínicas Projeto Albers
Intervalos e transformação de cor
Intersecção das cores e harmonia/quantidade
Encáustica a partir dos estudos de Albers

A apresentação dos projetos foi condição obrigatória para a permanência no Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, pois configuramos um grupo de estudos entre prática e teoria, vinculado a Universidade.

@ 2016 by Katia Speck|Estúdio de Pintura Apotheke