O Programa de Extensão Estúdio de Pintura Apotheke propõe desenvolver ações como o Projeto Apotheke na Escola, com a formação de Grupos de Estudos para Docentes, fundamentado e inspirado na “Arte como experiência”, de John Dewey.

Nosso objetivo é que, a partir de Dewey, possamos nos ater à prática pedagógica em articulação com a prática artística experimental de crianças no contexto escolar. Propomos assim, estudos e reflexões de seus textos e de outros artistas professores pesquisadores que envolvam assuntos como: Arte e os processos de criação no contexto da infância; a infância e o ateliê no ambiente escolar; práticas docente e artística na escola.


Nesta paisagem, O Apotheke na Escola articula-se com o campo das Artes Visuais e da Arte Educação, consonante ao pensar-fazer Arte junto à Infância e na Escola, na perspectiva de que
essas investigações possam potencializar experiências de criação para novas práticas-teorias docentes no contexto de uma Educação Contemporânea na área de Artes Visuais.

 

Se você é professor/a, venha estudar conosco!


Participe de nosso Grupo de Estudos e desenvolva projetos de trabalho baseados no contexto das Artes Visuais.

Idealização: Profª. Drª. Jociele Lampert (UDESC)
Coordenação geral: Profª. Drª. Angélica D’Avila Tasquetto (UFSC)
& Profª. Mª. Luciana Finco Mendonça

+ INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO:


1ª edição do Apotheke na Escola - Grupo de Estudos para Docentes
Período de inscrições: 01.jul a 17.jul/2020
Período de realização: 04.ago a 24.nov/2020
Encontros virtuais quinzenais, às terças-feiras, das 19:30 às 21:30
Atividades assíncronas (intercaladas aos encontros virtuais)
Certificação pela extensão da UDESC & UFSC: 50h*
Total de vagas: 20
Público alvo: Docentes atuantes na Educação Infantil e/ou no Ensino Fundamental Anos Iniciais(preferencialmente)

*Os certificados serão emitidos pela extensão da UDESC & UFSC aos participantes que tiverem aproveitamento da carga horária mínima de 75% (tanto em relação aos encontros síncronos quanto aos assíncronos), bem como desenvolver a proposta de prática artística do grupo.


Ressaltamos que a configuração de um GRUPO DE ESTUDOS se difere de encontros para participação em cursos, palestras e aulas abertas. Compreendemos que trata-se de um grupo de pessoas que se encontram regularmente para, de modo coletivo, refletir, discutir e aprofundar assuntos de interesse comum, de forma autônoma e cooperativa.


CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:


1. Ser docente da Rede de Educação Básica no Brasil, preferencialmente atuando na Educação Infantil ou Ensino Fundamental Anos Iniciais.


2. Preencher corretamente todas as informações solicitadas no formulário de inscrição.


3. Ter disponibilidade para participar de todos os encontros virtuais síncronos (estes serão realizadas via plataforma virtual Zoom ou semelhante), bem como realizar as propostas quinzenais de atividades assíncronas (organizadas no Google Drive e intercaladas aos encontros virtuais).

4. Escrever uma CARTA DE INTENÇÕES justificando seu interesse em participar do grupo de estudos, especialmente no que diz respeito à relevância dessa formação para sua prática docente na escola.


Dúvidas?


Envie e-mail para: apothekestudio@gmail.com

apotheke na escola botao-07.png

@ 2016 by Katia Speck|Estúdio de Pintura Apotheke