Apotheke Microprática
e formação docente
Desde o ano de 2014 estudamos diferentes técnicas e procedimentos artísticos, e neste momento desejamos compartilhá-las e aprofundá-las junto às Escolas e grupos de professores. Partimos das concepções de processo, experimentação e pesquisa baseada na arte, assim o Grupo tem como eixo gerador a arte como experiência, aproximando teoria e prática na concepção de John Dewey e artistas professores, os quais vêm sendo referência para os estudos que desenvolvemos.
A seguir apresentamos seis planejamentos que poderão ocorrer no âmbito do estúdio de pintura da UDESC e/ou no ambiente escolar, definidos a partir de estudos e ações prévias. Estes podem passar por adaptações conforme o contexto da escola e dos educandos, juntamente aos professores interessados.
Idealização: Professora Dra. Jociele Lampert (UDESC)
Coordenação geral: Professora Drand. Tharciana Goulart da Silva, Professor Ms. Miguel Vassali e Artista Drand. Marta Facco.
PLANEJAMENTOS
Público Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica
Duração: 2 horas e/ou 4 horas
Across the Window
ACROSS THE WIINDOW |
---|
PROJETO JANELA: ACROSS THE WINDOW
Projeto de pintura a ser realizado com os participantes do estúdio de pintura Apotheke em 2015
Sobre o projeto
Objetivos:
1 - oportunizar que cada participante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, desenvolva projeto plástico (individual).
2 - compreender por meio de um projeto de pintura, direcionamentos como: tema, forma, composição, estudo de cor.
3 - exercitar modos de ver e percepção e criar uma unidade plástica.
Referências (textos e artista):
http://www.marcogiannotti.com/textos/viniciusdefigueiredo.pdf
http://www.marcogiannotti.com/
http://grupocor.blogspot.com.br/2013/09/cor-e-olhar-marco-giannotti.html
Argumento
Janela como dispositivo do olhar. O olhar que cruza a janela, pode perceber paisagem, natureza morta, formantes abstratos, pinceladas com luz e sombra, como em uma aquarela. O que confere um projeto poético? A criação artística pode ser derivada de algo banal, aparentemente simplificado, no entanto, o artista instaura sua obra, um tempo/espaço que perpassa a representação, e alcança modos de apresentação dispares. O tempo contemporâneo requer mais do que a contemplação, exige questionamentos, inquietações e exercícios de produção. Quando a Janela está fechada e a luz exaurida, a escuridão e os tons frios ambientam a paisagem abstrata, em uma composição que é permeada pela sombra (que não é real) e sim, pautada na luz projetada no olho. Abrir ou fechar uma janela, seja qual for, é um exercício e um procedimento diário. A janela entre aberta, deixa margem para a fresta, friso, o meio, o outro lado, o que está fora e dentro ao mesmo tempo. Desta forma, proponho um projeto plástico aos participantes do Estúdio de Pintura Apotheke, o projeto: Across the window. Cruzar a janela, olhar o outro lado, entre abrir, fechar, são argumentos contemporâneos que abarcam esta proposição.
Metodologia
- Ler os textos e pesquisar artistas para referências.
- Escolher uma janela, ou conjunto de janelas e fotografar em diferentes horários, ou no mesmo horário (criar sistemáticas de trabalho). Vídeo e/ou fotografia=registro=estudo.
- Construir processo pictórico utilizando a janela como eixo, por meio de pintura, desenho ou monotipia. Pensar em série de trabalhos. Colagens, encáustica, monotipia, cianotipia, anthotype e/ou técnicas desenvolvidas no Apotheke.
- Construir projeto plástico utilizando o tema.
- Período: março até julho de 2015.
- Em julho, todos os participantes (que aceitarem a proposição) apresentarão em clínicas de obra seus projetos e orientações individuais e conversas poderão ser agendadas anteriormente.
- O processo de criação e procedimentos deverão ser compartilhados em página aberta do Estúdio de Pintura Apotheke ao longo do projeto.
Idealização: profa: Dra. Jociele Lampert
Monotipia
Conteúdo: Estudo de técnica monotipia usando tinta óleo.
Lista de materiais: Tinta óleo, giz pastel oleoso, terebentina ou outro solvente, pincéis diversos para tinta óleo, placa de acrílico ou placa de vidro (tamanho A4 ou maior ou como desejar); barem ou rolo de gravura ou colher de pau; papel de gramatura diversas (japonês é o mais indicado ou preferencialmente mais finos, os de maior gramatura são aconselhados para impressão em prensa); impressão fotográfica de boa qualidade (preto e branco ou colorida) do tema que você pesquisa ou imagem de livro que você use como referência na sua pesquisa.
Artistas e links de referência:
Wolf Kahn: www.wolfkahn.com
Suminagashi
Conteúdo: Estudo de técnica Suminagashi (Suminagashi é uma técnica japonesa de marmorização de papel utilizando tinta sumi-ê na água).
Lista de materiais: Tintas específicas para marbling (japonesa), nanquim, ecoline. Pode ser feita com tinta óleo ou acrílica, ou ainda, com nanquim e óleo (azeite). Papéis finos (Papel japonês de fina gramatura, papel para sumi-ê). Também é possível utilizar papéis artesanais. Pincéis finos (para aquarela e/ou sumi-ê), palitos de churrasco com ponta, pente de plástico de diferentes tamanhos, conta gotas ou pipetas, paleta para aquarela e/ou forma de gelo, pinça, balde ou potes (para água), bacia para mesa de trabalho, pincel leque, toalha e panos para limpeza, jornal para forrar mesas.
Artistas e links de referência:
youtube.com/watch?v=J410yQ7PI1E
Heidi Finley: youtube.com/watch?v=6e6RM-KxR28
Hugh O'Donnell
Conteúdo: Estudo prático sobre obra do artista Hugh O’Donnell.
Opções de Práticas:
1º opção: escolher modelos (frutas/legumes) e realizar esboços de observação ampliando a visão (mais próxima), conforme o exemplo do artista. Usar papel A3, A2 ou maiores. Realizar ao menos 4 estudos.continuidade: realizar montagens com as quatro composições colando em painel (realizar diferentes composições) e registrando com fotografia.
2º Opção: levar pedaços pequenos e médios de madeira final, usar o mesmo referencial anterior (frutas) ou janela, usando lupa ou visão ampliada. Desenvolver estudos usando tinta óleo sobre madeira. Possibilidade em levar tela/bastidor pronta e pedaços de madeira para colar sobre. A idéia é fazer uma montagem.
Artistas e links de referência:
Hugh O’Donnell: hughodonnell.com
Cianotipia
Conteúdo: Estudo de técnica cianotipia.
Lista de materiais: imagem impressa em acetato/papel de transparência em PB (preferencialmente com impressão em alta qualidade), imagem de filmes não revelados antigos de fotografias, folhas e objetos que poderão ser prensados, papel para aquarela, prendedores de roupa ou prendedores de alta pressão, acrílico ou vidro maior do que o tamanho do papel, Pincéis limpos, panos para limpeza, papel toalha, plástico ou saco plástico transparente fino, fitas crepe para marcação, potes, colheres ou pipetas, bacia para revelação.
Artistas e links de referência: