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Apotheke Microprática
e formação docente

Desde o ano de 2014 estudamos diferentes técnicas e procedimentos artísticos, e neste momento desejamos compartilhá-las e aprofundá-las junto às Escolas e grupos de professores. Partimos das concepções de processo, experimentação e pesquisa baseada na arte, assim o Grupo tem como eixo gerador a arte como experiência, aproximando teoria e prática na concepção de John Dewey e artistas professores, os quais vêm sendo referência para os estudos que desenvolvemos.


A seguir apresentamos seis planejamentos que poderão ocorrer no âmbito do estúdio de pintura da UDESC e/ou no ambiente escolar, definidos a partir de estudos e ações prévias. Estes podem passar por adaptações conforme o contexto da escola e dos educandos, juntamente aos professores interessados.

Idealização: Professora Dra. Jociele Lampert (UDESC)
Coordenação geral: Professora Drand. Tharciana Goulart da Silva, Professor Ms. Miguel Vassali e Artista Drand. Marta Facco.

PLANEJAMENTOS

Público Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica
Duração: 2 horas e/ou 4 horas

Across the Window

PROJETO JANELA: ACROSS THE WINDOW


Projeto de pintura a ser realizado com os participantes do estúdio de pintura Apotheke em 2015

 

Sobre o projeto

 

Objetivos:

1 - oportunizar que cada participante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, desenvolva projeto plástico (individual).

2 - compreender por meio de um projeto de pintura, direcionamentos como: tema, forma, composição, estudo de cor.

3 - exercitar modos de ver e percepção e criar uma unidade plástica.

 

Referências (textos e artista):

http://www.marcogiannotti.com/textos/viniciusdefigueiredo.pdf
http://www.marcogiannotti.com/
http://grupocor.blogspot.com.br/2013/09/cor-e-olhar-marco-giannotti.html

 

Argumento

 

Janela como dispositivo do olhar. O olhar que cruza a janela, pode perceber paisagem, natureza morta, formantes abstratos, pinceladas com luz e sombra, como em uma aquarela. O que confere um projeto poético? A criação artística pode ser derivada de algo banal, aparentemente simplificado, no entanto, o artista instaura sua obra, um tempo/espaço que perpassa a representação, e alcança modos de apresentação dispares. O tempo contemporâneo requer mais do que a contemplação, exige questionamentos, inquietações e exercícios de produção. Quando a Janela está fechada e a luz exaurida, a escuridão e os tons frios ambientam a paisagem abstrata, em uma composição que é permeada pela sombra (que não é real) e sim, pautada na luz projetada no olho. Abrir ou fechar uma janela, seja qual for, é um exercício e um procedimento diário. A janela entre aberta, deixa margem para a fresta, friso, o meio, o outro lado, o que está fora e dentro ao mesmo tempo. Desta forma, proponho um projeto plástico aos participantes do Estúdio de Pintura Apotheke, o projeto: Across the window. Cruzar a janela, olhar o outro lado, entre abrir, fechar, são argumentos contemporâneos que abarcam esta proposição.

 

Metodologia

 

- Ler os textos e pesquisar artistas para referências.

- Escolher uma janela, ou conjunto de janelas e fotografar em diferentes horários, ou no mesmo horário (criar sistemáticas de trabalho). Vídeo e/ou fotografia=registro=estudo.

- Construir processo pictórico utilizando a janela como eixo, por meio de pintura, desenho ou monotipia. Pensar em série de trabalhos. Colagens, encáustica, monotipia, cianotipia, anthotype e/ou técnicas desenvolvidas no Apotheke.

- Construir projeto plástico utilizando o tema.

- Período: março até julho de 2015.

- Em julho, todos os participantes (que aceitarem a proposição) apresentarão em clínicas de obra seus projetos e orientações individuais e conversas poderão ser agendadas anteriormente.

- O processo de criação e procedimentos deverão ser compartilhados em página aberta do Estúdio de Pintura Apotheke ao longo do projeto.

 

Idealização: profa: Dra. Jociele Lampert

Monotipia

Conteúdo: Estudo de técnica monotipia usando tinta óleo.

 

Lista de materiais: Tinta óleo, giz pastel oleoso, terebentina ou outro solvente, pincéis diversos para tinta óleo, placa de acrílico ou placa de vidro (tamanho A4 ou maior ou como desejar); barem ou rolo de gravura ou colher de pau; papel de gramatura diversas (japonês é o mais indicado ou preferencialmente mais finos, os de maior gramatura são aconselhados para impressão em prensa); impressão fotográfica de boa qualidade (preto e branco ou colorida) do tema que você pesquisa ou imagem de livro que você use como referência na sua pesquisa. 

 

Artistas e links de referência:

Wolf Kahn: www.wolfkahn.com

vimeo.com/15130724

vimeo.com/77727977

Suminagashi

Conteúdo: Estudo de técnica Suminagashi (Suminagashi é uma técnica japonesa de marmorização de papel utilizando tinta sumi-ê na água). 

 

Lista de materiais: Tintas específicas para marbling (japonesa), nanquim, ecoline. Pode ser feita com tinta óleo ou acrílica, ou ainda, com nanquim e óleo (azeite). Papéis finos (Papel japonês de fina gramatura, papel para sumi-ê). Também é possível utilizar papéis artesanais. Pincéis finos (para aquarela e/ou sumi-ê), palitos de churrasco com ponta, pente de plástico de diferentes tamanhos, conta gotas ou pipetas, paleta para aquarela e/ou forma de gelo, pinça, balde ou potes (para água), bacia para mesa de trabalho, pincel leque, toalha e panos para limpeza, jornal para forrar mesas.

 

Artistas e links de referência:

suminagashi.com

youtube.com/watch?v=J410yQ7PI1E
Heidi Finley: youtube.com/watch?v=6e6RM-KxR28

Hugh O'Donnell

Conteúdo: Estudo prático sobre obra do artista Hugh O’Donnell.

 

Opções de Práticas: 

1º opção: escolher modelos (frutas/legumes) e realizar esboços de observação ampliando a visão (mais próxima), conforme o exemplo do artista. Usar papel A3, A2 ou maiores. Realizar ao menos 4 estudos.continuidade: realizar montagens com as quatro composições colando em painel (realizar diferentes composições) e registrando com fotografia.

2º Opção: levar pedaços pequenos e médios de madeira final, usar o mesmo referencial anterior (frutas) ou janela, usando lupa ou visão ampliada. Desenvolver estudos usando tinta óleo sobre madeira. Possibilidade em levar tela/bastidor pronta e pedaços de madeira para colar sobre. A idéia é fazer uma montagem. 

 

Artistas e links de referência:

Hugh O’Donnell: hughodonnell.com

hughodonnell.com/projects/thebodyechoproject/

youtube.com/watch?v=z1S_7MfSi7A

Cianotipia

Conteúdo: Estudo de técnica cianotipia.

 

Lista de materiais: imagem impressa em acetato/papel de transparência em PB (preferencialmente com impressão em alta qualidade), imagem de filmes não revelados antigos de fotografias, folhas e objetos que poderão ser prensados, papel para aquarela, prendedores de roupa ou prendedores de alta pressão, acrílico ou vidro maior do que o tamanho do papel, Pincéis limpos, panos para limpeza, papel toalha, plástico ou saco plástico transparente fino, fitas crepe para marcação, potes, colheres ou pipetas, bacia para revelação. 

 

Artistas e links de referência:

prezi.com/-zpvpuivk65p/

getty.edu/conservation/atlas_cyanotype.pdf

youtube.com/watch?v=9q8N_KgH8SI

Antotipia

Conteúdo: Estudo de técnica antotipia.

 

Lista de materiais: Flores/plantas para extração de pigmento, potes plásticos (copos), pincéis, panos de limpeza, almofariz (para macerar), peneiras de diferentes tamanhos, liquidificador ou mixer, fita isolante ou prendedor com alta pressão, plástico em rolo, pedaços de meia calça fina (coadores), papel toalha, secador, papel para aquarela e de alta gramatura, tamanho A4 ou A3, vidro ou acrílico maior que papel.

 

Artistas e links de referência:

Francis Schanberger: francisschanberger.com

base.repositorio.unesp.br/coelho_al_me_ia.pdf

alternativephotography.com/anthotypes

youtube.com/watch?v=H0qZLfbQVMM

youtube.com/watch?v=2odpKlAg_sE

Colagem

Conteúdo: Estudo de técnica colagem.

 

Lista de materiais: Placa de Foam Board (ou cortiça) tamanho A3, tachas e/ou alfinetes, cola (preferencialmente sem ácido), tesoura, pinça para papel, pincel para espalhar a cola, papéis coloridos prontos e papéis coloridos preparados. Para a base: Tela esticada e bastidor (já preparada com gesso acrílico) e seca no tamanho A3, papel para base da colagens preferencialmente A2 (maior que a tela, sugere-se papel de aquarela ou similar). Outra possibilidade para base: Eucatex ou papel paraná.

Artistas e links de referência:

Henri Matisse:
moma.org/visit/calendar/exhibitions/1469 moma.org/interactives/exhibitions/2014/matisse/ moma.org/explore/inside_out/tag/henri-matisse-the-cut-outs

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