top of page

MICRO
PRÁTICAS

As micropráticas propostas pelo Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke acontecem em duas vertentes, vinculadas ao contexto da Universidade, e funcionam similares a “workshops imersivos”, e não como disciplinas isoladas.

Propõe continuidade de estudos, de caráter e rigor direcionado, ou mesmo desafios que perpassam a coletividade. Trabalha-se com espacialidade expandida para além de um suporte tradicional, não como um estudo de técnica ou leitura de manual, mas trata a pintura como um meio para narrativas poéticas e construção de um pensamento visual, que pode interrogar o próprio tempo da pintura. Em uma microprática situa-se o saber/fazer/agir na resolução e busca de problemas que envolvem o planejamento, metodologia e avaliação do trabalho docente e do próprio trabalho que é realizado como Arte. Desta forma, tal proposição direciona-se para a arte como experiência em interface com o proposto por John Dewey, que é o pressuposto teórico base para a atitude filosófico do artista professor. Tais ações vinculam-se ao projeto de pesquisa “O estúdio de pintura como laboratório de ensino e aprendizagem em artes visuais”, desenvolvido na UDESC pela professora Dra. Jociele Lampert.

2023

O grupo Estúdio de Pintura Apotheke realizou uma microprática de Formação docente sobre o tema da interação da cor de Josef ALbers, está ação ocorreu no Museu da Escola Catarinense (MESC) no dia 07/10 (sábado) das 10hrs às 13hrs, local que também recebeu a exposição Apotheke em Rede: Entre Pintura e Arte Educação.

A microprática teve como objetivo desenvolver estudos sobre a pesquisa desenvolvida pelo artista professor alemão Josef Albers sobre a cor e teve caráter teórico-prático, envolvendo momentos de discussão teórica, assim como de desafios pictóricos que promovem a prática e o pensamento cromático.

Data: 07/10 às 09h00

Ministrantes: Me. Raony Robson Ruiz e Ma. Daniela Almeida Moreira

 

2022

Anos anteriores

bottom of page