triangulo - site.png

Micro Prática

Introdução ao Triângulo de Goethe

Ministrantes: Profa. Dra. Jociele Lampert e Ms. José Carlos da Rocha

CONTEÚDO

Pintura e interação da cor. Introdução ao Triângulo de Goethe: entre colagens e arte educação.

 

OBJETIVO

Realizar estudo teórico-prático do Triângulo de Cores de Goethe como teoria sobre cores através de análise de composição e decomposição de estrutura piramidal montada a partir de recortes de papel colorido. Propor a prática de exercícios  a partir dos modelos apresentados e proposta de criação de imagens pelos participantes com colagens, utilizando as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares e análogas do Triângulo de Cores de Goethe.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

  1. Apresentação do modelo do Triângulo de Cores de Goethe com base no material didático apresentado. (Triângulo de Acrílico com as cores, kit cromático, livros, colagem, desenhos, imagens).

  2. Montagem com as peças (polietileno) das cores primárias (amarelo, magenta e ciano) do Triângulo de Cores de Goethe, conforme instruções  de superposição das peças para observações, elaborações e composições das  cores  secundárias e terciárias. Material distribuído para exercício.

  3. Diálogo para escolher, e preparar os papéis que serão utilizados para montar o modelo do triângulo de cores de Goethe, considerando as cores primárias, secundárias, e terciárias. Utilizar tesoura, lápis, régua, e cola. O tamanho será com base no modelo proposto (folha distribuída com o desenho do modelo do triângulo). 

  4. Construção do modelo do Triângulo de Cores de Goethe por colagem.

  5. Produção de uma imagem pelo processo de recorte e colagem de papéis, utilizando as cores do triângulo de Goethe, identificando  a composição cromática. Por exemplo: uma paisagem, um retrato,  um objeto, etc.

  6. Apresentação dos trabalhos e reflexão do processo de composição das cores.

 

 MATERIAL NECESSÁRIO 

- Lápis
- Régua
- Tesoura
- Cola em Bastão
- Pincel para cola 
- Folhas A4 ou A3 com as cores primárias (amarelo, magenta, ciano) e secundárias (alaranjado, roxo, verde).
-Os papéis das cores terciárias serão fornecidos para o exercício e composição da colagem.

REFERÊNCIAS

ALBERS, Josef. A interação da cor.  Ed. Martins Fontes - São Paulo - 2016.

APOTHEKE. Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke. https://www.apothekeestudiodepintura.com/ Site: www.jocielelampert.com.br.

https://www.apothekeestudiodepintura.com/quemsomos  - UDESC - 2014 - 2020.      

GOETHE, Johann Wolfang von. Doutrina das Cores. Apresentação, seleção e tradução Marco Giannotti. Ed. Nova Alexandria - 4ª edição - São Paulo - 2013.