Exposição
Além-mar: rotas subversivas
Curadoria de Dani Remião, Diana Costa, Fabio Savicki e Jociele Lampert
Visitação: 11 de abril até 06 de maio de 2024
Há rotas subversivas no campo da Arte. Entre Brasil e Portugal, há caminhos investigativos no contexto da linguagem pictórica que estabelecem aproximações e disparidades. A articulação entre ensino, pesquisa e extensão na Universidade tem gerado estas rotas em reciprocidade, indicando percursos abertos aos artistas e investigadores, envolvidos em traçar suas cartas, mapas, acessos e caminhos, por meio do que denominamos, experiência. São condições poéticas que geram, composições disruptivas, interlocuções pictóricas, intervenções e alterações no uso da
cor, ou mesmo, contraste entre familiar e estranho, narrativas fragmentadas entre o simbólico e as alegorias, assim como, o uso de imagens ambíguas, crítica cultural e a inversão de papeis, desestabilizando realidades e desafiando as convenções, por meio de técnicas, ferramentas e processos artísticos.
É como se cada um de nós,pudéssemos escolher cenários para estar pontualmente, ou mesmo, para permanecer. A experiência ocorre depois de acontecimento, e é a tessitura para a construção das metáforas e invenções que cada artista ativa em seu percurso. É no encontro com o Outro, que tracejamos pontos que nos aproximam em horizontes, quando mar e terra encontram-se, fundem-se em paisagens imaginadas, evidenciadas pela cor, pelo timbre rítmico da cultura visual. Criamos visualidades e presentificamos a pintura por meio da linguagem artística e seus projetos de trabalho.
Nestas rotas há conversas, diálogos e encontros, por meio de abordagem metodológica da pesquisa em arte,mas também, há conexões possíveis, entre escuta praticada e gramática referenciada. Entre paisagens silenciosas e ensurdecedoras, entre águas, entre ninhos, entre frestas e porque não,entre as tintas e a arte educação. Neste conjunto de estudos não há sobreposições, e sim, justaposições, onde artistas e investigadores colaboram em ações que acrescentam, dinamizam e instauram outros modos (e tempos) de aproximação.
Participam da exposição os artistas:
Barbara Cabral
Bianca Esperança
Carolina Peres
Celestially
Dani Remião
Diana Costa
Ema M
Emma
Fabio Savicki
Fabrício Garcia
Giulia Paz
Gustavo Scheidt
Hugo Maio
Inês Marques
Isabel Sabino
Isabel Sabino
Ivo Alexandre
Joana Fritzen
João Matheus
João Paulo Queiroz
Jociele Lampert
Kamie
Karine Abbati
Lanna Hegermann
Lara Palo
Larissa Antunes
Marcella Mazieri
Mariana da Costa
Marta Facco
ph cavallari