top of page

ESTÚDIO DE PINTURA APOTHEKE

Professora: Dra. Jociele Lampert (UDESC)

Apresentam: 

 

ENCONTRO 3

 

07 de Março de 2016.

LOCAL: estúdio de pintura da UDESC, 

Horário 09:00 as 12:00hs.

Conteúdo: Estudo de valores usando monotipia 

 

Lista de materiais: tinta óleo (preferencialmente nas cores vermelho, amarelo, azul, branco e preto), terebintina ou outro solvente, óleo de linhaça, pincéis diversos para tinta óleo, placa de acrílico ou placa de vidro (tamanho A5 ou A4 no máximo); barem ou rolo de gravura ou colher de pau; papel de gramatura diversas (japonês é o mais indicado ou preferencialmente mais finos, os de maior gramatura são aconselhados para impressão em prensa),

 

Artista de referência para estudos de monotipia:

Wolf Kahn (ver site e vídeo):

 

http://www.wolfkahn.com

 

https://vimeo.com/15130724

 

https://vimeo.com/77727977

 

Referência para estudos de cor:

 

ALBERS, Josef. A interação da cor. SP: Martins Fontes, 2009.

 

Acesse: http://www.albersfoundation.org

 

Proposta de trabalho:

 

O projeto Albers é de cunho obrigatório aos ApothekeS, sendo condicionado a permanência em um grupo de estudos, ou seja, não trata-se de um convite e sim de um chamado para um estudo. Durante os próximos dois meses trabalharemos com tarefas específicas que permeiam o conteúdo do livro de J. Albers em encontros semanais, sendo que cada participante desenvolverá projeto final com estudos a serem realizados fora de nosso encontro semana. Estimulamos que cada participante venha a usar o ateliê do DAV nas segundas de tarde, bem como, a casa ateliê na Lagoa.

 

Estudaremos a sequência dos conteúdos conforme apontado em cronograma: valores, intensidade e luminosidade, gradação, fundos invertidos, transparência, adição e subtração, eixos que partem do livro de J. Albers. Compreendendo também, as técnica que viemos desenvolvendo até então como colagem e monotipia.

 

Sobre os temas do projeto: cada participante é convidado a realizar e pensar a cor no seu processo criativo, sendo possível adentrar da introdução ao processo pictórico. No entanto, o projeto deverá ter um início, meio e fim. Os trabalhos deverão ser condicionados a uma sequência que abarcará a elaboração final de um trabalho pictórico (independente da linguagem). 

 

Para estimular o início do processo criativo, cada participante receberá um kit com 25 peças de madeira em formato quadrado. Sendo que o uso do kit poderá ser adequado para o  projeto final ou para estudos na sequência. Cada participante deverá partir de seu próprio processo criativo e instaurar sua poética por meio dos estudos de cor. Estimula-se  apropriar-se de linguagem (monotipia, colagem, encáustica, cianotipia, anthotype, suminagashi, dentre outras).

 

 

Primeiro exercício: Valores

A - desenvolver escalar de valores nas cores: branco, preto, vermelho, amarelo e azul. Atente para 11 graduações diferenciadas. Configure uma escala de cores (do claro/luz e escuro/sombra). Possibilidade para testes de permanência e camada, com cada cor.

 

B - escolha a composição e desenvolva estudos de monotipia usando apenas uma das gradações. Atente para luz e sombra. *Sugere-se levar papel fino, o Apotheke não tem mais para todos. Isto porque nem sempre com papel de alta gramatura a impressão em monotipia ficará perfeita.

 

*impressão poderá ser feita com barem, colher de pau e prensa.

bottom of page