Aula Ateliê banner-01-01.png

AULA
ATELIÊ

Aula Ateliê faz parte do projeto de pesquisa “O estúdio de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais”, desenvolvido pela professora Dra. Jociele Lampert na UDESC. O projeto situa-se na investigação de duas categorias: o estúdio de pintura e o laboratório de ensino e aprendizagem.

PADLET

Desde 2021 o Estúdio de Pintura Apotheke utiliza a ferramenta digital do Padlet em ações de ensino, pesquisa e extensão. Tem se tornado não somente um espaço de registro dos trabalhos realizados pelos participantes, mas sim, uma estrutura  de pensamento e interação. Utilizamos em tempo real durante aulas online, como registros de documentos e textos referenciais. No ensino presencial tornou-se uma mesa de trabalho de nosso estúdio digital, instaurando uma metodologia operativa, que vem sendo desenvolvida em nossos projetos de pesquisa e extensão: a interação e a continuidade, seguindo assim, a arte como experiência e os pressupostos de John Dewey.

O estúdio de pintura é um lugar onde desenvolvem-se metodologias operativas da produção pictórica, tanto na perspectiva do artista, quanto do professor. Articula-se tempo e espaço ao processo criativo. Nesta categoria objetiva-se além de mapear metodologias, mapear o próprio tempo de produção em estudos que permeiam a História da Arte buscando a concepção do que é um estúdio de pintura, baseando-se no referencial “In the Studio: Painting”, de John Elderfield e Peter Galassi (2015). Na Categoria que versa sobre o laboratório de ensino e aprendizagem, o projeto busca compreender o conceito da Laboratory School, defendido por John Dewey, texto publicado pelo Teachers College em 1997. Desta forma a problemática do projeto centra-se na articulação do estúdio de pintura como um espaço de ensino e aprendizagem.

Além da tradução e compreensão dos referenciais citados, a pesquisa propõe construção de materiais educativos baseados nos exercícios de Josef Albers (2009),  Johannes Itten e outros artistas professores que também instigam ao desenvolvimento de metodologias de ensino e aprendizagem. Também desenvolve pesquisa de prática experimental, que configuram o processo de ensino e aprendizagem nas Artes Visuais, ao contexto do ensino, pesquisa e extensão. Tal investigação centra-se na prática concebida no estúdio de pintura da UDESC/DAV/PPGAV, e aponta abordagem da pesquisa baseada em Arte ou em prática artística, que propõe trânsito entre prática artística e prática pedagógica, ou mesmo, da arte como experiência, intensificado pela configuração teórico metodológica de John Dewey. Como questão configura-se a problemática: Como o estúdio de pintura poderá ser concebido como um espaço de criação artística, ao mesmo tempo, como um espaço de ensino e aprendizagem em Artes Visuais? Como o estúdio poderá tornar-se um lugar de estudos?

Circulo cromático.

Vídeo feito por Luana Gonçalves Santana

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/17

Disciplina de Processos Pictóricos 2019.2

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/106

Disciplina de Interlocuções Pictóricas 2019.1

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/49

Disciplina de Interlocuções Pictóricas 2018.1

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/42

Disciplina de Introdução à Linguagem Pictórica 2018.1

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/24

Disciplina de Introdução à Linguagem Pictórica 2017.1