Encontros de Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke 2020

Em decorrência da pandemia do COVID-19 e atendendo a legislação que rege a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atividades de pesquisa e extensão poderão ocorrer usando plataformas digitais. Desta forma, o Estúdio de Pintura Apotheke segue realizando atividades de estudos, teóricas e práticas, em salas do Zoom.us. Os encontros acontecem de forma fechada e com convite, para os participantes que tiveram projetos selecionados no ano de 2019. 

2020.1

Encontro 1 • 01/06/20

Desafio individual: Teremos quatro encontros online em junho, vocês está sendo desafiado para criar estudos em colagem, estudar os exercício que Albers desenvolveu, e PINTAR, quatro pinturas (uma por semana), que é a tarefa de cada encontro.

Recapitulando: escolher um dos exercícios propostos por Albers em seu livro “a interação da cor”, e desenvolver uma pintura (óleo, acrílica, aquarela, tempera sobre tela/ou outro suporte em tamanho A5, A4, A3, A2 ou maior/até 1.10m), adotando o princípio do exercício de Albers obrigatoriamente e desenvolvendo o tema de estudo que você pesquisa. Serão 4 encontros online para este estudo.
Você poderá desenvolver pesquisa em seu próprio projeto plástico e aplicar para nosso projeto expositivo. Cada participante é convidado a aplicar para nosso projeto: uma ou quatro pinturas, o exercício escolhido (colagem) e seu trabalho plástico. A pintura deverá versar sobre o TEMA: ESCOLHA UMA IMAGEM DE ATELIÊ DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTÚDIO DE PINTURA APOTHEKE (ANOS DIVERSOS).

Exercício: RELATIVIDADE DA COR E FUNDOS INVERTIDOS
1 - Uma cor parece 2, ou 3 cores parecem duas. (páginas 112 - 114). Pergunta deste exercício: Que cor é capaz de desempenhar papel complementar em um exemplo?

2 - Uma cor tem muitas faces, e pode-se fazer com que uma cor pareça duas cores diferentes (página 104) Teste exemplos com cores diversas sem colar, escolha um
único exemplo para colar (opcional).

 

Materiais: material pra colagem (pinças, luvas, cola semácido), mesa de corte, papel de alta gramatura para suporte, papeis coloridos comprados/prontos, potes e pincéis
para cola. Sugerimos uso de água filtrada ou destilada.Os materiais são sugestões e podem ser adaptados conforme a disponibilidade de materiais de cada participante.


Referência:
ALBERS, Josef. A interação da cor. SP: Martins Fontes, 2009.
Acesse: http://www.albersfoundation.org

Encontro 2 • 08/06/20

Desafio individual: Teremos quatro encontros online em junho, vocês está sendo desafiado para criar estudos em colagem, estudar os exercício que Albers desenvolveu, e PINTAR, quatro pinturas (uma por semana), que é a tarefa de cada encontro. Recapitulando: escolher um dos exercícios propostos por Albers em seu livro “a interação da cor”, e desenvolver uma pintura (óleo, acrílica, aquarela, tempera sobre tela/ou outro suporte em tamanho A5, A4, A3, A2 ou maior/ até 1.10m), adotando o  princípio do  exercício de  Albers obrigatoriamente e desenvolvendo o tema de estudo que você pesquisa. Serão 4 encontros online para este estudo.

Você  poderá  desenvolver  pesquisa  em  seu  próprio  projeto plástico e aplicar para nosso projeto expositivo. Cada participante é convidado a aplicar para nosso projeto: uma ou quatro pinturas, o exercício escolhido (colagem) e seu trabalho plástico. A pintura deverá versar sobre o TEMA: ESCOLHA UMA IMAGEM DE ATELIÊ DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTÚDIO DE PINTURA APOTHEKE (ANOS DIVERSOS).


Exercícios: 

- Intensidade ou brilho da cores (pág. 24, pág. 110)

- Misturas reais: aditiva e subtrativa (pág. 34 - 36, e pág 126

Teste exemplos com cores diversas sem colar, escolha um único exemplo para colar (opcional).

Materiais: material para colagem (pinças, luvas, cola sem ácido), mesa de corte, papel de alta gramatura para su- porte, papeis coloridos comprados/prontos, potes e pincéis para cola. Sugerimos uso de água filtrada ou destilada.


Referência:

ALBERS,  Josef.  A  interação  da  cor.  SP:  Martins  Fontes,

2009. Acesse: http://www.albersfoundation.org

Encontro 3 • 15/06/20

Desafio individual: Teremos quatro encontros online em junho,vocês está sendo

desafiado para criar estudos em colagem,estudar os exercício que Albers desenvolveu, e PINTAR, quatro pinturas (uma por semana), que é a tarefa de cada encontro. Recapitulando: escolher um dos exercícios propostos por Albers em seu livro “a interação da cor”, e desenvolver uma pintura (óleo, acrílica, aquarela, tempera sobre tela/ou outro su- porte em tamanho A5, A4, A3, A2 ou maior/até 1.10m), adotando o princípio do exercício de Albers obrigatoriamente e desenvolvendo o tema de estudo que você pesquisa. Serão 4 encontros online para este estudo. Você poderá desenvolver pesquisa em seu próprio projeto plástico e aplicar para nosso projeto expositivo. Cada participante é convidado a aplicar para nosso projeto: uma ou quatro pinturas, o exercício escolhido (colagem) e seu trabalho plástico. A pintura deverá versar sobre o TEMA: ESCOLHA UMA IMAGEM DE ATELIÊ DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTÚDIO DE PINTURA APOTHEKE (ANOS DIVERSOS).


Exercícios: 

Transparência e ilusão do espaço - limites da cor e ação plástica.(páginas 37 - 41 e 128 - 130).

Teste exemplos com cores diversas sem colar, escolha um único exemplo para colar (opcional).

Materiais: material pra colagem (pinças, luvas, cola sem ácido), mesa de corte, papel de alta gramatura para suporte, papeis coloridos comprados/prontos, potes e pincéis para cola. Sugerimos uso de água filtrada ou destilada.


Referência:

ALBERS,  Josef.  A  interação  da  cor.  SP:  Martins  Fontes,

2009. Acesse: http://www.albersfoundation.org

Encontro 4 • 22/06/20

Desafio individual: Desafio individual: escolher um dos exercícios propostos por Albers em seu livro “a interação da cor”, e desenvolver uma pintura (óleo, acrílica, aquarela, tempera sobre tela em tamanho A5, A4, A3, A2 ou maior/até 1.10m), adotando o princípio do exercício de Albers e desenvolvendo o tema de estudo que você pesquisa. Serão 13 exercícios do livro do Albers, escolha um. Os demais você poderá desenvolver pesquisa em seu próprio projeto plástico e aplicar para nosso projeto expositivo. Cada participante é convidado a aplicar para nosso projeto: uma pintura, o exercício escol- hido e seu trabalho, que deverá versar sobre a proposta de Albers, porém cada um usando em seu próprio trabalho artístico.


Exercícios: Justaposição de cores - quantidade (páginas 56 -

58 e 148 - 152) e Transparência e densidade (páginas 59 - 61 e 154)

Teste exemplos com cores diversas sem colar, escolha um único exemplo para colar (opcional).

Materiais: material pra colagem (pinças, luvas, cola sem ácido), mesa de corte, papel de alta gramatura para su- porte, papeis coloridos comprados/prontos, potes e pincéis para cola. Sugerimos uso de água filtrada ou destilada.


Referência:

ALBERS,  Josef.  A  interação  da  cor.  SP:  Martins  Fontes,

2009. Acesse: http://www.albersfoundation.org

@ 2016 by Katia Speck|Estúdio de Pintura Apotheke